top of page
Buscar
  • Foto do escritorPET Economia UEM

ENTREVISTA CSA INVEST UEM, A LIGA ACADÊMICA DE INVESTIMENTOS DA UEM

João A. Maingué e Mayson Santos

Com a finalidade de conhecer e sanar algumas dúvidas a respeito da CSA Invest UEM, o grupo PET Economia UEM preparou algumas perguntas para o graduando em Ciências Econômicas, Henrique Colli. Henrique é aluno do 4° ano do curso, ex-membro da ADECON, PETiano Egresso, atual Presidente do CAECO, Membro Fundador e Presidente da CSA Invest UEM, a Liga Acadêmica de Investimentos da UEM.


O que difere uma Liga Acadêmica de uma Empresa Júnior ou até mesmo um grupo PET? Quais os passos para fazer parte de uma Liga Acadêmica? A partir de qual ano e turno é possível ser membro? Os membros da liga recebem algum tipo de bolsa?

R: Para responder no que uma Liga Acadêmica se difere de uma EJ ou um PET, é válido comentar sobre o que é uma liga (de forma mais geral das ligas em si e não aprofundada no mercado financeiro). As Ligas Acadêmicas possuem como objetivo principal focar em assuntos próximos ou vistos na graduação, são muito comuns em cursos da área da saúde, principalmente no curso de medicina, curso que possuem as ligas mais antigas também, tendo como ano de criação em 1920 a Liga Acadêmica de Combate à Sífilis, foi a primeira liga do Brasil. As focadas em mercado financeiro, investimentos são mais recentes, criada em 2007, a Liga de Mercado Financeiro da FEA/USP foi a primeira dentro da nossa área no Brasil.


Sobre a diferenciação entre EJ e PET está no foco, o foco de uma Liga Acadêmica de Investimentos é este mercado, seja para a pessoa que tenha interesse em trabalhar nesta área, seja para a pessoa que quer aprender para evoluir como investidor ou quer saber mais sobre esse assunto.


Também algo muito frisado por nossa gestão fundadora da liga e comum ao PET e EJ, é o ganho comportamental, de trabalho em equipe (as softs skills), que são extremamente necessárias para o trabalho em qualquer área.


Para fazer parte de uma liga é necessário a realização de um processo seletivo, esse pode se diferenciar de liga para liga. Dependendo da liga, acaba sendo semelhante a outros processos seletivos que temos contato dentro e fora da universidade. Já estamos estruturando o nosso, sem data prévia para a realização.


É possível ser membro da liga a partir de qualquer semestre e turno, atualmente, os cursos ao qual a CSA Invest pode receber membros, são os quatro do CSA da UEM (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito). Outro diferencial que queremos ter em nossa liga é aceitar pessoas que já participam de outras atividades, claro, possuindo disponibilidade para realizar nossas atividades.

Os membros da liga não recebem bolsa.

Quais serão as atividades realizadas e quais os objetivos da Liga?

R: As atividades realizadas pela liga possuem como maior objetivo é a promoção de hard e soft skills para os integrantes, diante disso, nossas atividades “giram” em torno de alcançar esse objetivo, através da criação de conteúdo sobre investimentos (assim conseguimos aprender, aprimorar nossos conhecimentos e também o transmitir), as gestoras promovem anualmente os challenges entre as ligas, no qual elas competem entre si em variadas atividades e ganham benefícios como visitar a sede da gestora, prêmio em dinheiro, participar do processo seletivo da gestora, entre outros benefícios como o networking. Logo, essa atividade também está no nosso “radar” para participarmos.


Também realizaremos trabalhos entre as diretorias da liga e atividades internas para os membros, como já realizamos workshops internos, clube de leitura e estamos com parcerias para outras atividades pontuais tanto sobre o mercado financeiro como habilidades comportamentais (comento melhor sobre as parcerias em outra pergunta).


Essas são algumas das nossas atividades que já foram iniciadas (exceto os challenges) e outras ainda iremos iniciar com mais afinco quando chegarem novos membros.

É fato que os cursos de Economia das Universidades Públicas do Brasil têm índices de evasão altos, e na UEM não é diferente. Você acredita que uma Liga Acadêmica de Investimentos seja um incentivo a mais para o aluno permanecer no curso?

R: Esse inclusive foi um dos pontos principais para a criação da liga, durante o tempo que participei de atividades extracurriculares na universidade, ouvia pessoas comentarem que continuavam na graduação por conta da atividade externa à sala de aula que realizava (não entrarei no mérito do que se passa para cada pessoa pois isso é algo muito pessoal).


O ponto relacionado à liga é o qual acredito ser válido que o estudante poderá se encontrar no curso através da liga, vejo pelo curso de economia, muitos entram com o pensamento que irão aprender a investir, ter um contato muito forte com esse mercado, porém acabam se decepcionando, é possível sim aprender sobre o mercado financeiro dentro do curso de economia da UEM, mesmo que não seja muito direcionado, porém acredito que falta para o aluno conseguir observar isso, fazer as ligações na prática, o que será possível através da CSA Invest. Principalmente quem entra com esse foco no curso e desanima por não possuir tanto contato.

Quais são os primeiros passos para começar a investir? É possível investir com pouco recurso? Quanto mais jovem começar a investir melhor?

R: Acredito que o básico para quem quer começar a investir é ter, curiosidade, estudos, aprendizado, ação, talvez não necessariamente nessa ordem, muitas das vezes o aprendizado vem após a ação.

Enfim, algumas perguntas importantes a serem respondidas por quem quer começar a investir e que já servem como os primeiros passos:

- Tenho um planejamento financeiro?

- Qual meu perfil de investidor?

- Qual meu objetivo com esses investimentos? (Separe em curto, médio e longo prazo)

- Posso me dedicar para aprofundar meus estudos ou é algo que preciso terceirizar?

Essas perguntas simples e que ajudam muito para quem quer investir, são facilmente respondidas com estudos e pesquisas na internet ou com quem já tem certa experiência com o mercado financeiro. Digo que esses são os primeiros passos (de forma resumida), pois há outros que são mais operacionais como abrir conta em uma corretora, escolher o investimento e investir, atitudes que serão muito mais assertivas se já soubermos responder as perguntas acima.


É possível sim investir com poucos recursos, há opções para todos os perfis, títulos públicos com uma boa acessibilidade (mínimo de 30 reais), fundos de investimentos com mínimo de 100 reais, ações fracionárias (negociação de ações de 1 a 99 cotas) onde as cotas das empresas possuem os mais variados preços.


Com certeza, se você pode, comece hoje! Se ainda não tem recursos para isso, se planeje para iniciar, principalmente quando o objetivo é a aposentadoria, quanto mais cedo melhor. Um ano sem investir mensalmente, pode provocar uma diferença de muitos milhares de reais daqui 20/30 anos.

Parcerias:

Como comentei em uma das perguntas, já iniciamos com algo que acreditamos ser muito saudável e bom para a CSA Invest, são as parcerias, fizemos parcerias principalmente com outras ligas, essas nos ajudaram muito no início dos nossos planejamentos, tanto a Finance Club (Liga da UEL), como a Impactus UFRJ (Liga da Poli – UFRJ). Também estamos estabelecendo um grande contato com profissionais do mercado financeiro, principalmente ex alunos dos nossos cursos. Estabelecemos uma parceria com um profissional que hoje trabalha em Wall Street e com a Empresa Júnior de Direito – Themis, essa que contribui de forma excelente para a criação dos nossos documentos como Estatuto Social e Regimento Interno, com essas parcerias acreditamos que conseguiremos ir muito mais longe e com a excelência necessária para a nossa liga e nossos membros.


Em breve teremos um evento de lançamento!!!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page